Pular para o conteúdo principal

Por que a suspenção “perneta” Cannondale Lefty não virou padrão até hoje?

Autor:

Sem dúvida é uma tecnologia formidável que, no entanto, mais de uma década após o seu surgimento, continua sendo adotada apenas por uma marca de bicicleta, apesar da Fox e a Rock Shox já terem fabricado neste período partes, ou toda a suspa sob encomenda da Cannondale. Aí nos perguntamos, que fatores estarão por trás da rejeição de uma tecnologia que se revelaria matadora no universo Mountain Bike?

Na qualidade de usuários, temos que nos fazer tais perguntas e pesquisar a fundo os motivos de tal exclusividade tão continuada. Para fins de reflexão, elenco alguns contratempos enfrentados pelos proprietários de Lefty que podem nos ajudar a entender se temos ou não estofo para suportá-los.

Para retirar a roda você tem que desparafusar o caliper do freio: apesar da facilidade de se poder trocar o pneu sem a remoção da roda, para tirar a roda é necessário desparafusar um dos parafusos  do caliper do freio e afrouxar o outro.

Problemas presentes nos modelos anteriores a 2013: vazamentos de óleo frequentes com consequente perda de compressão, funcionamento linear (sem progressividade), fazendo com que canela bata no fundo em terrenos difíceis.

Manutenção custosa e difícil: suspa maravilhosa, mas de difícil manutenção. Sua estrutura complicada exige ferramentas complexas e exclusivas que poucas oficinas têm acesso.  Ademais, por ser um produto exclusivo Cannondale, só a marca fornece cursos de treinamento, que entretanto, são reservados ao pessoal das oficinas autorizadas.

Nota: acho trágico depender de oficina autorizada, pois lá você é “brindado” com os piores serviços sob os preços mais absurdos. Criar reserva de mercado através da restrição de treinamento é no mínimo uma atitude burra e ignorante do interesse dos usuários. Aqui na cidade, a minha bikeshop de preferência se obriga a enviar para SP as suspas Lefty, pois nem os autorizados Cannondale possuem qualificação para mexerem nelas.

Comprimento e diâmetro proprietários de head tube: para o Lefty funcionar em outro quadro é necessário o uso de adaptadores, ou talvez, não funcione mesmo assim. O contrário também é verdadeiro, o quadro Cannondale criado para o sistema Lefty necessitaria de adaptadores para receber um garfo convencional.

Incompatibilidade do cubo: as dimensões proprietárias do eixo inviabilizam a instalação do Lefty em outros cubos que não sejam Cannondale projetados exclusivamente para receber a suspa Lefty.

Formato inadequado aos racks de transporte: o transporte de uma bike equipada com Lefty o uso de um acessório para ser fixada no rack sem a roda dianteira.

Upgrades sucessivos: dizem nos fóruns gringos que a mais nova tecnologia Lefty dura no máximo uma estação, quando muito, pois logo vêm outras modificações e outras e assim por diante.
http://www.biketek.com.br/bicicleta/suspensao-cannondale-lefty/

Há poucas ofertas de Lefty no mercado: devido ao preço e a impraticável intercambialidade, suspensões Lefty e peças são itens pouco encontrados nos mercados de novos e usados.

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor:
A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade?

Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro.

Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos rolame…

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor:
Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde.

As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais.

Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi feito…

Como regular o câmbio dianteiro Shimano?

Autor:

Desde que comprei a Mountain Bike há 2 meses venho enfrentando alguns probleminhas com a regulagem do freio dianteiro. São duas queixas: eventualmente a corrente caia fora e a corrente raspava em um dos limites. Primeiramente a coroa saltava fora na coroa menor. Depois de nova regulagem na loja, a corrente ficou mais instável na coroa maior.

Ora, se o câmbio dianteiro é o Shimano Deore FD-616, não deveria haver problemas, não é mesmo? Entretanto, mesmo depois da revisão dos 100 km os problemas persistiam.

Então resolvi por mim mesmo regular a coisa. Obviamente, a primeira intervenção não serviu para nada, pois mexi no parafuso mais alto, e na realidade só baguncei o limite da corrente na coroa pequena. Aí resolvi pesquisar pra valer na net! Logo me deparei com o vídeo abaixo que é perfeito para a regulagem de TODOS os câmbios dianteiros Shimano. É bom dar uma olhada nas explicações por escrito: How to Adjust Shimano Mechanical Road Front Derailleurs


O resumo da ó…