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Linha de qualidade de Grupos Shimano e Sram

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A imagem abaixo mostra em linha a sequência em ordem crescente dos grupos dos 2 maiores fabricantes de componentes. Do mais simples, barato, pesado e tosco, ao mais sofisticado, caro, leve e preciso.

As coisas começam a melhorar bastante a partir do X5, assumem ares de seriedade no Deore e daí para cima se profissionalizam. Mas isto não quer dizer que você não tenha o direito de usufruir de um grupo compartilhado por campeões.

A escolha da bicicleta ideal depende da sua frequência, engajamento e expectativas na atividade do ciclismo. Conheço gente com um tremendo carro na garagem que se arrasta nos pedais com uma bike mequetrefe, o que prova em última análise que tudo é uma questão de prioridades de vida.


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Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

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A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade?

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Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos rolame…

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