Pular para o conteúdo principal

Cuidado com os 5 eixos da sua bike, forneça-lhes giro livre!

Autor:
Como toda a máquina, uma bicicleta depende de rodas para se impulsionar, todavia, não apenas duas rodas (eixos dos cubos) impulsionam a magrela, como também o eixo do movimento central e os eixos dos pedais.

A parte interessante desses cinco eixos é que quanto mais livres giram, menor força você precisa empreender para fazer o conjunto andar. Portanto, a segunda força-motriz mais importante da bike é a sua capacidade de se mover por inércia, que é tanto maior, quanto mais livres girarem os seus eixos de movimento.

O giro livre das partes móveis depende umbilicalmente de dois fatores:
- qualidade construtiva dos componentes: cubos, movimento central e pedais e do mecanismo destinado a diminuir o atrito entre o eixo imóvel e a carcaça circundante móvel – esferas/cones ou rolamentos. As bicicletas mais sofisticadas tendem a ter eixos com giro livre muito maior do que as de baixo custo, porém, de nada adianta ser cara se o cronograma de manutenções não for seguido;

- manutenção: periodicamente a lubrificação dos eixos deve ser trocada, seu funcionamento deve ser testado e os seus componentes devem ser inspecionados para fins de aferição do grau de desgaste. Numa bicicleta que passa muito tempo sem manutenção, umidade e sujeira se infiltram nos seus eixos, fator que provoca a formação de crostas de ferrugem.

Toda a diminuição do giro livre implica em maior drenagem da força-motriz dispendida pelo ciclista. Talvez, um dos motivos das bicicletas começarem a habitar permanentemente quartinhos, garagens e pátios seja a diminuição do prazer de pedalar porque a bicicleta cansa. Aí chegamos a um dilema: a bicicleta cansa porque a sua manutenção foi abandonada, ou a manutenção foi abandonada porque ela cansa?

Aos navegantes que ainda tiram as suas bikes do quartinho é importante demonstrar testes simples de giro livre:

- coloque a bicicleta de cabeça para baixo é gire as rodas dianteira e traseira. Devido à catraca, é mais efetivo girar a roda traseira ao contrário;

- retire a corrente da coroa e gire o pedivela manualmente;
O que é Movimento Central

- gire os pedais manualmente e observe se no giro ele não dá tranquinhos, ou se tem que fazer alguma força para fazê-los girar. Os pedais mais baratos continuam girando depois de impulsionados, ao passo que os caros não giram livremente

Você deve, na qualidade de ciclista, conseguir avaliar o estado atual do giro livre dos eixos da sua bike. O ideal é que você vá formando a ideia desde quando a bicicleta é nova, e depois de cada revisão.

A otimização do giro livre de uma bicicleta repousa em uma série de detalhes tais como limpeza, qualidade da lubrificação, regulagem do aperto das esferas contra os cones, grau de desgaste dos rolamentos, etc.
Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

No caso dos pedais, a maioria é de uma qualidade tão ordinária que não dá nem para exigir algum desempenho além do péssimo. Como a maioria das bikes vem equipada com pedais de 20 reais e sabendo-se que um pedal de qualidade não sai por menos de 10 vezes mais, então dá para perceber que o giro livre desses componentes nunca vai ser tão livre assim e, portanto, vai drenar uma energia bárbara do ciclista em todas as situações em que a sua força deveria ser aproveitada ao máximo.

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor:
A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade?

Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro.

Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos rolame…

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor:
Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde.

As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais.

Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi feito…

Como regular o câmbio dianteiro Shimano?

Autor:

Desde que comprei a Mountain Bike há 2 meses venho enfrentando alguns probleminhas com a regulagem do freio dianteiro. São duas queixas: eventualmente a corrente caia fora e a corrente raspava em um dos limites. Primeiramente a coroa saltava fora na coroa menor. Depois de nova regulagem na loja, a corrente ficou mais instável na coroa maior.

Ora, se o câmbio dianteiro é o Shimano Deore FD-616, não deveria haver problemas, não é mesmo? Entretanto, mesmo depois da revisão dos 100 km os problemas persistiam.

Então resolvi por mim mesmo regular a coisa. Obviamente, a primeira intervenção não serviu para nada, pois mexi no parafuso mais alto, e na realidade só baguncei o limite da corrente na coroa pequena. Aí resolvi pesquisar pra valer na net! Logo me deparei com o vídeo abaixo que é perfeito para a regulagem de TODOS os câmbios dianteiros Shimano. É bom dar uma olhada nas explicações por escrito: How to Adjust Shimano Mechanical Road Front Derailleurs


O resumo da ó…