Pular para o conteúdo principal

Como regular o câmbio dianteiro Shimano?

Autor:

Desde que comprei a Mountain Bike há 2 meses venho enfrentando alguns probleminhas com a regulagem do freio dianteiro. São duas queixas: eventualmente a corrente caia fora e a corrente raspava em um dos limites. Primeiramente a coroa saltava fora na coroa menor. Depois de nova regulagem na loja, a corrente ficou mais instável na coroa maior.

Ora, se o câmbio dianteiro é o Shimano Deore FD-616, não deveria haver problemas, não é mesmo? Entretanto, mesmo depois da revisão dos 100 km os problemas persistiam.

Então resolvi por mim mesmo regular a coisa. Obviamente, a primeira intervenção não serviu para nada, pois mexi no parafuso mais alto, e na realidade só baguncei o limite da corrente na coroa pequena. Aí resolvi pesquisar pra valer na net! Logo me deparei com o vídeo abaixo que é perfeito para a regulagem de TODOS os câmbios dianteiros Shimano. É bom dar uma olhada nas explicações por escrito: How to Adjust Shimano Mechanical Road Front Derailleurs


O resumo da ópera foi o seguinte:

Simplificadamente o ajuste do câmbio dianteiro Shimano pode ser dividido em 3 etapas.

1) Regulagem da altura da braçadeira – o braço deve ficar de 1 a 3 mm da corrente. O meu estava certo, então não precisei mexer.

2) Regulagem do ângulo do braço – ele deve ficar perfeitamente paralelo em relação à coroa maior – isso o mecânico da loja deixou escapar desde a montagem, regulagem posterior e regulagem na 1ª revisão (após uso) estipulada pela fábrica. O meu câmbio estava posicionado ligeiramente torto, fato que fazia a corrente roçar no braço em uma das extremidades. Na última regulagem na loja, eu tinha pedido para eles liberarem a extremidade da marcha mais leve, portanto, a corrente ficou roçando nas 2 marchas mais pesadas.

3) Regulagem dos parafusos de limites conjuntamente com a tensão do cabo. A localização dos parafusos limitadores é padrão nos câmbios Shimano: o mais alto (próximo ao quadro) é o L (coroa menor) e o outro é o H (coroa maior).

Só tem um detalhe, esses parafusos só vão atuar se o cabo estiver corretamente tensionado, ou seja, o ajuste tem que ir sendo feito ora um ora noutro até encontrar a posição certa em que a corrente fica próxima ao braço sem tocá-lo, porque de outra forma corre-se o risco de deixar o parafuso limitador no ar, sem nenhuma atuação.

Normalmente, o ajuste da tensão não precisa ser feito diretamente no parafuso de engate do cabo. Basta acionar o ajuste fino localizado no próprio câmbio, ou no trocador no guidão, ou numa rodinha localizada em alguma parte ao longo do cabo, dependendo da bike.

Na verdade, a regulagem da tensão do cabo é até mais importante e crítica do que a regulagem dos parafusos limitadores. Se as marchas não estão passando bem, tanto para cima, quanto para baixo, provavelmente um ajuste fino da tensão do cabo basta para tornar as trocas mais suaves, sem raspar e patinar.

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor:
A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade?

Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro.

Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos rolame…

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor:
Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde.

As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais.

Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi feito…

A história da instalação do Kit Elétrico numa bicicleta para baixinhos

Autor:
Sabidamente as mulheres têm mais dificuldade para exercer força de longa duração, apesar da sua incrível resistência muscular. Logo, numa cidade serrana cheia de aclives e declives, transpor as barreiras do relevo é fator impeditivo para as mulheres desfrutarem dos efeitos benéficos da bicicleta.

A história da minha esposa começa desse jeito, da impossibilidade de ter uma bike por causa das subidas intransponíveis. Até que soubemos dos kits elétricos e o mecanismo de ajuda à força dos pedais, sem que a coisa toda se transforme numa motinho elétrica.

A escolha da bicicleta foi o primeiro drama, pois a pouca altura da Gladis inviabilizava o aro 26”. Então, decidimos por uma de aro 24”, que tinha de ser necessariamente algo que se aparentasse com uma mountain bike, devido ao relevo desgraçado daqui. Vimos uma oferta tentadora nas Americanas de uma Caloi Wild 24 e encomendamos.

Começava assim a história através da escolha da bicicleta, propositalmente equipada com quad…